Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Como procurar emprego ?

Nossa, vou dar um bom dia úmido e frio hoje ... porque essa chuvinha e friozinho não é a cara do Rio de Janeiro né???? brrrrrrr.

Mas vamos lá, com frio ou sol, com chuva ou vento forte, na hora de procurar emprego existem vários detalhes que precisam ser observados.

1 - Atualmente existem várias listas de discussão de áreas específicas - procure no Google ou no Yahoo.

2 - Procure também por sites para cadastro do CV. São muitos, você precisa garimpar aqueles que mais chegam perto do seu perfil profissional.

3 - Não deixe de dar uma olhada nos sites de empresas onde você pode trabalhar, é muito comum nesses sites ter uma área tipo TRABALHE CONOSCO.

4 - Network - fale com os amigos. É importante que eles saibam que você está buscando recolocação, assim se eles souberem de alguma coisa podem indicar ou enviar para você a oportunidade.

5 - Ler as divulgações de vagas com atenção. É comum que a divulgação da vaga já deixe de fora várias pessoas que não observam o que deve ser feito para enviar o CV.

6 - Dedicação - Gente, não existe milagre, bom seria que existisse. Se você não colocar energia e dedicação na busca por uma recolocação - infelizmente - não vai cair no seu colo uma vaga. Por mais sites e amigos que você tenha, essa é uma tarefa que você tem que desempenhar com dedicação.

Um beijo e ótima sexta-feira para vocês

Sandra Mara

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tem certeza que seu CV está pronto para ser enviado ???

Bom dia.
Nem todos terão um feriado prolongado né? Então, se você está de bobeira hoje e está buscando uma recolocação, que tal dar uma revisada no seu CV e ver se os itens abaixo estão sendo seguidos?

1 - 2 folhas ... é o máximo que o CV deve ter.
2 - na hora de descrever suas atividades use sempre o mesmo tempo verbal, passado ou infinitivo
3 - coloque os empregos mais relevantes, dependendo de quanto tempo vc está no mercado, tire a época de estágio, trainee ou outros cargos de início de carreira
4 - se vc já foi dono do seu próprio negócio, só mencione isso no CV se a atividade for comum a sua área de atuação. Caso não seja, retire essa informação do CV. Transforme a experiência e o empreendedorismo em atributos e competências
5 - não enrole, não enfeite, seja claro e objetivo
6 - se nos seus empregos vc desempenha funções similares, é preferível fazer uma lista das experiências num tópico e abrir num tópico separado o nome das empresas com o período que vc trabalhou. Isso dá leveza e não deixa o CV repetitivo.
7 - foto - somente se for solicitado. E se colocar foto, tem que ser foto séria ... nada dessa fotos que vc coloca no Facebook. Você está procurando emprego.
8 - idiomas somente aqueles que vc tem domínio.
9 - Se vc participa de ações comunitárias, ações sociais, ligadas a meio-ambiente, vale a pena mencionar. Pode ser o último item do seu CV.

É isso por hoje. Aproveite seu dia e até amanhã.

Sandra Mara

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Já mandei mais de 100 CV e nunca fui chamado (a) !!!!!

Bom dia. Se você já mandou mais de 100 CV e nunca foi chamado para uma entrevista, TÁ NA HORA DE PARAR DE MANDAR E PENSAR !

Ao invés de partir para um texto cheio de tecnicalidades vou me usar como exemplo.

Sou formada em ciências contábeis, exerço a função de gerente de controladoria, minha especialidade é contabilidade internacional, tenho 25 anos de experiência, inglês fluente e espanhol básico. Meu salário é de 10 merrecas (hahaha achou que eu ia colocar isso no blog? te peguei) !

Acho que em 1 ano de busca não consigo mandar 100 CVs. Não é que não existam 100 vagas na minha área, deve ter até mais do que isso. Mas pensa comigo:

1) se a vaga pedir experiência em planejamento tributário eu não mando meu CV ... porque meu conhecimento tributário não é a minha excelência, não sei fazer planejamento tributário. Então a vaga não é para o meu perfil.

2) se a vaga pedir espanhol fluente .... o meu é básico do básico. Menos 1.

3) se a vaga oferecer um salário muito menor do que 10 merrecas, eu não mando meu CV, mesmo que eu esteja desesperada para trabalhar ... o mercado não costuma apostas suas fichas num profissional que abaixa o salário, fica sempre a dúvida, será que quando ele estiver aqui trabalhando ele não vai rapinho buscar alguma coisa com salário compatível com sua pretensão? Até aqui já são menos 3 vagas ....

4) se a vaga for de supervisor de contabilidade ... eu não mando meu CV, primeiro porque o salário vai ser menor, depois porque vou me sentir grande para a vaga ... não vou ficar feliz, vou dar linha na pipa. Menos 4 vagas.

5) se a vaga pedir qualquer outra especialidade que eu não tenho, além do planejamento tributário, eu também não vou mandar meu CV. Vamos considerar aqui 6 vagas. Total de vagas fora do meu perfil 10.

6) se a vaga for para São Paulo. Não mando meu CV pq teria que ganhar muito mais merrecas do que provavelmente o salário oferecido. Menos 11 vagas.

7) se a vaga for para qualquer cargo de gerência que não seja de controladoria, não vou mandar meu CV. Vamos considerar aqui 10 vagas. Assim são 21 vagas fora do perfil.

8) estou tão desesperada que não li a divulgação da vaga direito e mandei o CV sem seguir as orientações do recrutador. Bom como estou desesperada devo fazer isso muito mais vezes do que seria o ideal, vamos considerar aqui 50 vagas. Total 71 vagas foras do perfil ou perdidas.

O que eu quero dizer com isso??

- Leia com atenção a divulgação e mande o CV como está sendo solicitado.
- Seja sincero e só mande seu CV se vc realmente estiver dentro do perfil solicitado.
- Não tente ser oportunista e mande seu CV mesmo que seja para uma vaga totalmente incompatível com vc só para ter a oportunidade de enivar o CV. Milagres não existem.
- Não coloque o envio do seu CV em resposta automática no seu email. Isso não vai fazer aparecer uma vaga. Ao contrário as pessoas vão cadastrar seu CV como Lixo Eletrônico (SPAM) e nunca vão ler, mesmo que um dia a vaga seja perfeita para vc.
- Você tem observado o mercado? percebeu as mudanças que aconteceram na sua área? Você está atualizado? Quando foi a última vez que vc leu um livro, um artigo, fez um curso, participou de um seminário, acompanhou um blog, um site ou lista de discussão da sua área ??
- Tem certeza que seu CV está refletindo suas experiências, capacidades e aptidões?
- Seu CV é focado?? Ou vc é do tipo que faz CV e escreve no objetivo: RECEPCIONISTA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE DE VENDAS, VENDEDORA, TELEMARKETING, CALL CENTER ???

Pense nisso antes de enviar seu próximo CV.

Ótimo dia e aproveitem o feriado !
Beijo
Sandra Mara

terça-feira, 28 de maio de 2013

Com que roupa eu vou ??

Bom dia, a Tatiane me deu uma ideia ... é um assunto que deve passar pela cabeça de todo mundo, eu até já falei disso em palestras e outros blogs ... mas é sempre bom tocar no assunto novamente, afinal, as coisas sempre mudam um pouco ...

Com que roupa eu vou a uma entrevista de emprego ?

Antes de qualquer coisa temos que ter bom senso. Com certeza chinelo, bermuda, camiseta regata, decotes, roupas transparentes, roupas curtas e justas não são recomendáveis quando vamos a uma entrevista de emprego.

Agora, também temos que fazer uma análise de tribos ... por exemplo sou uma pessoa careta para buscar emprego numa loja de tatuagem ou de produtos góticos.

Como sou alérgica a cheiros não sou boa candidata para loja de perfumes e produtos indianos e exotéricos.

Na minha área eu passo uns apertos ... por exemplo essa semana estou com as unhas pintadas de preto ... com certeza se estive em busca de recolocação ia dar preferência a algo mais tradicional. Normalmente sou entrevistada por diretores, já fui entrevistada até por vice-presidente, costumam ser pessoas mais tradicionais e conservadoras. Depois que estou trabalhando e já conquistei a confiança, ai sim, volto a pintar minhas unhas do jeito que eu gosto.

O que eu quero dizer com isso? Procure entender onde você vai fazer entrevista ... se você for em empresas como o Google, com certeza camiseta e jeans não serão problema.

Se você vai aplicar para ser recepcionista, por exemplo, evite roupas coloridas (aquelas que chamam atenção demais), estampas fortes, roupas curtas e justas ... a recepcionista é a primeira impressão da empresa, se for um escritório de advocacia, vá vestida de uma maneira mais formal. O indicado são os terninhos, os vestidos estilo tubinho na altura dos joelhos. Se a grana está curta, procure uma calça preta com uma blusa de cor clara.

O importante é você passar uma boa impressão. Cabelos cortados e limpos. Unhas cutiladas e sem sujeirinhas, maquiagem leve, homens com barba aparadinha.

Por isso é importante que a gente se sinta bem na empresa onde a gente trabalha. Senão passa a ser uma grande tortura sair de casa para trabalhar.

Claro que nossa experiência e competência não mudam com a roupa que vestimos, mas temos que saber nos comportar nos ambientes que frequentamos.

Uma coisa é tomar uma cerveja no boteco da esquina, outra bem diferente é ir num restaurante 5 estrelas.
Num vamos de chinelos, falamos alto, e ninguém dá a mínima. No outro ... em alguns casos, nem vamos, risos. Mas se formos, temos que ir bem vestidos, falar baixinho.

O mesmo acontece na hora de procurar emprego e ir nas entrevistas. Não deixe sua aparência chamar mais atenção que sua inteligência e competência.

Ótimo dia :)

segunda-feira, 27 de maio de 2013


Parceira da LSM para Curso de Inglês -  Não perca essa oportunidade

A Lista da Sandra Mara fecha parceria com Alavancar.em para oferecer os melhores cursos do mercado.

Quer arrumar um ótimo emprego e ainda aumentar sua empregabilidade?
Não fique de fora, faça os cursos Alavancar:

CURSOS GRÁTIS
Como achar seu emprego dos sonhos pela internet – por Sandra Mara: http://bit.ly/ZmUb2y
Como elaborar um CV vendedor: http://bit.ly/19f4UOm
Excel: http://bit.ly/10tx7hb
Comunicação Escrita: http://bit.ly/13WzN45

SUPER PROMOÇÃO:
Meuinglês: http://bit.ly/10txb0r

Lista da Sandra Mara - Desde 1997 apoiando profissionais e recrutadores. É
primeira lista de divulgação de vagas do Brasil.

Nossa missão é levar orientação, dicas, suporte, através de treinamento,
palestras, coaching, eventos e networking visando aumentar a empregabilidade
dos profissionais.

Nosso desafio é ter uma base de dados de profissionais cada vez mais
atualizados e preparados para os processos seletivos.

Curta a página no Facebook da LSM: http://on.fb.me/13cTcir
BOM DIA SEGUNDA-FEIRA ... que você traga ótimos resultados para essa semana.
É uma semana curta, tem um feriadão pela frente, mas mesmo assim, para quem quer se recolocar ou trocar de emprego, tem que ficar sempre alerta.

No Boa Chance de ontem, tinham várias indicações de Concursos e Estágios:

Polícia Federal, inscrições até 3 de junho - www.cespe.unb.br

Ministério do Planejamento, inscrições até 7 de junho - www.funrio.org.br

Departamento Penitenciário Nacional - inscrições até 3 de junho - www.cespe.unb.br

Exército - inscrições até 17 de junho - www.decex.ensino.eb.br

Ministério das Cidades - TERMINA HOJE, dia 27 de maio - www.cetroconcursos.org.br

CREFITO/RJ - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia - inscrições até 30 de maio - www.copuerj.uerj.br

Fundação Osório - inscrições até 5 de Junho - www.fosorio.ensino.eb.br

MUDES - são 387 vagas de estágio para essa semana - Informações 3094-1181 ou www.mudes.org.br

CIEE - são 1.921 vagas de estágio - Informações 3535-4545 ou www.ciee.or.br

E tem o Mural de Estágios e Trainee - site muito legal que tem vários links para os programas de estágios e trainees com todos os detalhes para incrições - http://www.estagiotrainee.com.br/forum/

Vai fundo que essa semana promete !
Beijo
Sandra Mara

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sexta-feira, chove lá fora, o trânsito está terrível .... mas ... é sexta-feira ... e vamos ter um final de semana para curtir a família, descansar, estudar, arrumar a casa ... enfim, cada um no seu quadrado.

Mas tem uma coisa a mais que você pode fazer nesses dias ... pensar sobre seu momento profissional ...

Tá feliz? É reconhecido? Tem espaço para crescer?

Não conheço uma fórmula mágica para você descobrir isso ... como tudo na vida, é uma questão de foro íntimo, de reflexão, mas ... não é que outro dia vi uma matéria no programa da Ana Maria Braga que recebeu de um profissional de RH algumas perguntas super interessantes e que podem ajudar você a descobrir como está o seu momento profissional ?

Veja a matéria clicando no link abaixo e aproveite, as perguntas e o final de semana !
Beijo

http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/teste-avalia-se-esta-na-hora-de-voce-procurar-um-novo-emprego/2543593/

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bom dia, vou pegar o gancho de um post no facebook para falar um pouco sobre NUNCA SER CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA.

Acho o assunto muito sério e merece uma reflexão de ambos os lados: CANDIDATOS e DIVULGADORES.

Por toda complexidade trabalhista do Brasil, o custo de um colaborador é muito alto e cada vez mais as empresas buscam profissionais multi-tarefa, ou seja, é aquele profissional que precisa de pouco gerenciamento, é auto-suficiente, "joga em várias posições", não leva problemas para os superiores e sim soluções e não se importa, muitas vezes, em desempenhar funções que estariam mais para o seu assistente que não existe.

Acredito que essa é uma razão de algumas vagas serem complicadas de se entender e encontrar um profissional apto a desempenhar as funções requeridas. Muitas vezes ficamos especialistas em alguns assuntos e outros passam completamente desapercebidos no dia-a-dia. Acaba ficando um "gap", uma lacuna no nosso CV.

Salário também é uma variável que elimina candidatos na leitura do CV. Pode ser por ser muito mais elevado do que a proposta oferece, ou perde no pacote de benefícios ... pasme: pode ser pelo salário ser muito mais baixo do que a proposta oferece, levantando dúvidas sobre a capacidade e desempenho do candidato. E também tem a clássica falta de informação tanto na divulgação da vaga quanto no envio do CV.

Um outro aspecto relevante é a forma como o CV é enviado. Você se dá ao trabalho de se dirigir ao divulgador e realmente encaminhar o CV com um email e uma breve mensagem, informando onde vc tomou conhecimento da oportunidade, sua pretensão salarial, se colocando a disposição para entrevista? Ou vc faz o típico "embrulha & manda" ?

Você segue as regrinhas que o divulgador pede? Ou seja, coloca o código do anúncio no assunto? Ou qualquer outro requisito que vale "ponto" nessa possível contração?

Seu CV está adequado? formatado? Com informações relevantes, focadas, usando palavras-chave para uma primeira impressão? Entenda que seu CV deve despertar a curiosidade e interesse do divulgador em conhecer vc.

Vamos parar e pensar um pouco? revisar nosso comportamento e os procedimentos ?

Existem milhares de vagas em aberto .... Outro milhar de profissionais buscando oportunidade .... vários sites de relacionamento e listas de divulgação de vagas ... e mesmo assim vaga e candidato não se encontram ..... será que não é hora de rever procedimentos na divulgação da vaga e no envio do CV ?

Pense nisso e aproveite esse lindo dia de outono !

Beijo
Sandra Mara

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Para voltar a falar com vocês em alto estilo, vejam as pérolas que recebi num email de boas vindas de um grupo de divulgação de vagas que eu participo, show de bola ! Faz a gente parar mesmo para pensar em mancadas que podemos cometer até mesmo sem querer ... boa leitura !


30 bobagens ditas por candidatos em entrevistas de emprego Um candidato recusou o emprego porque achou o salário alto. Outro disse que não se levantaria da cadeira até ser contratado...foi retirado pelos seguranças. Um terceiro desafiou o entrevistador para uma queda de braço. Piada? Nada disso: são histórias verdadeiras (e absurdas) que conteceram durante entrevistas de emprego. Nem é preciso dizer que nenhum deles conseguiu a vaga, né? Veja, abaixo, por que.

1. O candidato desculpou-se abruptamente e saiu. Voltou alguns minutos depois usando uma peruca.

2. Pediu para ver o currículo do entrevistador para checar se ele era qualificado para julgá-lo.

3. Levou seu cão boxer à entrevista.

4. O entrevistador perguntou: "Onde você se vê dentro de cinco anos?" A resposta: "No seu lugar".

5. Para mostrar qualificação, o candidato disse que ao começar o trabalho provaria que a gerência toda da companhia era formada por incompetentes.

6. No fim da entrevista, retirou uma câmera Polaroid do bolso e tirou uma foto do entrevistador. Disse que havia feito fotos de todos os que o entrevistaram.

7. Disse que se conseguisse o emprego tatuaria o logotipo da empresa no braço para mostrar lealdade.

8. Sem dizer uma palavra, o candidato levantou-se no meio da entrevista e caiu fora.

9. Disse que não tinha almoçado e perguntou se poderia comer um hambúrguer que trazia na pasta.

10. O candidato não só mascava chiclete, como fazia bolas.

11. Manteve o walkman nos ouvidos durante toda a entrevista.

12. Interrompeu a conversa e ligou para o analista para pedir um conselho sobre como responder determinada questão.

13. Disse que não estava interessado porque o salário era muito alto.

14. Quando o entrevistador atendeu ao telefone, o candidato sacou uma Penthouse da pasta e ficou olhando as fotos; parou um longo tempo no pôster central.

15. Durante a entrevista um alarme de pulso soou, o candidato se desculpou e disse que tinha de sair para uma outra entrevista.

16. O candidato disse que não sairia da cadeira até ser contratado. Foi preciso chamar a segurança.

17. Quando perguntado se tinha passatempos, levantou e começou a dançar tango com uma parceira imaginária.

18. Tirou um videogame portátil da pasta e desafiou o entrevistador para um pinball.

19. Começou a pular no tapete e disse que o entrevistador deveria ser muito importante para ter um tapete tão grosso.

20. Perguntou quem era a garota encantadora no porta-retratos. Quando o entrevistador disse que era sua mulher o candidato perguntou se ela estava em casa e qual era o telefone. Foi retirado pela polícia.

21. O telefone do candidato tocou no meio da entrevista. Era sua mulher. Ele pergunta: "que companhia? quando eu começo? qual o salário?" O entrevistador disse que supunha que a entrevista não lhe interessava mais. O candidato respondeu: "lógico que interessa, vou para a empresa que pagar mais". Era um truque para elevar a oferta.

22. O candidato perguntou se o fato de o entrevistador não estar de terno tornava a oferta de emprego menos formal.

23. Desafiou o entrevistador para uma queda de braço.

24. O candidato disse que na verdade não queria trabalhar, mas que o seguro desemprego pediu uma prova de que ele estava procurando um trabalho.

25. Perguntou se podia consumir cocaína antes de começar a entrevista.

26. O pretendente à vaga chegou usando apenas um sapato. Disse que o outro fora roubado no ônibus.

27. A bolsa da candidata abriu durante a entrevista e de dentro saltou uma calcinha, além de dois potes de maquiagem e um vidro de perfume.

28. Chegou na entrevista de mobilete e estacionou na recepção. Disse que não queria ser roubado e por isso precisava de um lugar coberto para deixar a mobilete.

29. Retirou o sapato e a meia do pé direito e colocou talco nos dedos. Disse que precisava fazer aquilo quatro vezes ao dia e que estava na hora.

30. Assoviou o tempo todo enquanto o entrevistador falava.

(fonte: empregos_rio_sp_brazil)