Lista da Sandra Mara

Lista da Sandra Mara

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bom dia, vou pegar o gancho de um post no facebook para falar um pouco sobre NUNCA SER CHAMADO PARA UMA ENTREVISTA.

Acho o assunto muito sério e merece uma reflexão de ambos os lados: CANDIDATOS e DIVULGADORES.

Por toda complexidade trabalhista do Brasil, o custo de um colaborador é muito alto e cada vez mais as empresas buscam profissionais multi-tarefa, ou seja, é aquele profissional que precisa de pouco gerenciamento, é auto-suficiente, "joga em várias posições", não leva problemas para os superiores e sim soluções e não se importa, muitas vezes, em desempenhar funções que estariam mais para o seu assistente que não existe.

Acredito que essa é uma razão de algumas vagas serem complicadas de se entender e encontrar um profissional apto a desempenhar as funções requeridas. Muitas vezes ficamos especialistas em alguns assuntos e outros passam completamente desapercebidos no dia-a-dia. Acaba ficando um "gap", uma lacuna no nosso CV.

Salário também é uma variável que elimina candidatos na leitura do CV. Pode ser por ser muito mais elevado do que a proposta oferece, ou perde no pacote de benefícios ... pasme: pode ser pelo salário ser muito mais baixo do que a proposta oferece, levantando dúvidas sobre a capacidade e desempenho do candidato. E também tem a clássica falta de informação tanto na divulgação da vaga quanto no envio do CV.

Um outro aspecto relevante é a forma como o CV é enviado. Você se dá ao trabalho de se dirigir ao divulgador e realmente encaminhar o CV com um email e uma breve mensagem, informando onde vc tomou conhecimento da oportunidade, sua pretensão salarial, se colocando a disposição para entrevista? Ou vc faz o típico "embrulha & manda" ?

Você segue as regrinhas que o divulgador pede? Ou seja, coloca o código do anúncio no assunto? Ou qualquer outro requisito que vale "ponto" nessa possível contração?

Seu CV está adequado? formatado? Com informações relevantes, focadas, usando palavras-chave para uma primeira impressão? Entenda que seu CV deve despertar a curiosidade e interesse do divulgador em conhecer vc.

Vamos parar e pensar um pouco? revisar nosso comportamento e os procedimentos ?

Existem milhares de vagas em aberto .... Outro milhar de profissionais buscando oportunidade .... vários sites de relacionamento e listas de divulgação de vagas ... e mesmo assim vaga e candidato não se encontram ..... será que não é hora de rever procedimentos na divulgação da vaga e no envio do CV ?

Pense nisso e aproveite esse lindo dia de outono !

Beijo
Sandra Mara

Nenhum comentário:

Postar um comentário